20 de agosto de 2008

Torna-se urgente denunciar!

Enquanto os políticos profissionais da nossa praça continuam a banhos, assistimos um pouco por todo o mundo, a uma escalada de conflitos e mesmo guerras que deixam um rasto de miséria e morte.
Tal como em 1914 e 1939 o capitalismo encontra-se numa profunda crise cuja única saída para continuar a "facturar" é inventar guerras.
Os clientes mais influentes dos falcões da guerra, os fabricantes de material de guerra, estão já garantidos para os próximos anos. A abertura de novos mercados no Kosovo e no Cáucaso, com a manutenção e até alargamento dos conflitos no médio-oriente, Afeganistão e Iraque garantem-lhes resultados muito positivos e grande retorno para os seus accionistas. Em contrapartida os povos das regiões afectadas têm a liberdade de sofrer as maiores atrocidades e até morrer para lhes encher a pança!

Aos senhores da guerra do Pentágono juntam-se-lhes agora a máfia russa e as seitas religiosas (que pululam um pouco por toda a parte, até em Fátima!). O descaramento com que usam argumentos ultrapassa o limite do razoável e só conseguem VENCER porque o mundo está cada vez mais ignorante e frívolo...

A falta de capacidade política para mobilizar os cidadãos descomprometidos e conscientes contra os perigos que ameaçam a humanidade, por parte das forças que se reclamam da ESQUERDA, é bem patente. Continuam a erguer bandeiras discutíveis e perdem tempo a discutir "o sexo dos anjos"

Enquanto isto a direita agradece e segue em frente assobiando...
Há que chamar os bois pelos nomes, separar o trigo do joio, acabar com o oportunismo e o "status quo". Chega de recuo!
De derrota em derrota até à derrocada final já vem desde o 25 de Novembro!...
Parafraseando uma velha máxima anarquista:
"Quando o último general for enforcado na tripa do último padre então estaremos no Paraíso!"


18 de agosto de 2008

A tal "política de marketing" à americana

Há dias ouvi na rádio que tinham convidado os dois candidatos para um encontro numa igreja na Califórnia onde eles terão aproveitado para confessar velhos pecados!
Os americanos ficaram a saber que podem optar livremente e escolher entre um marido infiel e um arrependido por ter usado drogas.
Esta é a melhor face duma América hipócrita bem ao nível dos velhos tempos em que o Elvis não era filmado da cintura para baixo por causa dos seus gestos considerados obscenos enquanto os agentes da CIA envenenavam leite das crianças em Cuba (embora tenham dito que era mentira dos comunistas...)
Entretanto está de saída o republicano Bush (responsável directo por milhares de assassínios no Iraque) e deve estar para entrar um "democrata" que irá prestigiar o passado de outros distintos antecessores de partido: O Kennedy da Baía dos Porcos e o Clinton da guerra do Kosovo.
Tantos nomes ao serviço das corporações do capital imperialista esses sim, patrões do mundo enquanto nós e os cidadãos americanos permitirem.

11 de agosto de 2008

A "Flexihabilidade" Artística na Orquestra do Algarve

Em tempos de Códigos do Trabalho, "Flexisegurança" e outras aldrabices que só servem os interesses do dinheiro não podemos ignorar um apelo chegado por E-mail.
Tal como em todas as outras actividades profissionais as Artes também estão a sofrer e de que maneira!

Orquestra do Algarve - IMPORTANTE, ENVIEM ESTE E-MAIL PARA QUEM PUDEREM

Caros colegas,

Nós, os membros da Orquestra do Algarve, queremos informar-vos dos drásticos acontecimentos que ocorreram e pedir-lhes solidariedade nestes tempos tão difíceis para nós.

Em Junho passado, e depois de muitas tentativas de negociações pacíficas se terem esgotado, todos os músicos da nossa orquestra iniciaram um processo em tribunal contra a Associação Musical do Algarve para combater a ilegalidade dos nossos contratos de trabalho e as condições de trabalho a que estamos sujeitos
O objectivo deste processo é assegurar contratos legais para todos os músicos da AO, assim como criar um conjunto de regras ou Regulamentos que irão servir para nos proteger do Capitalismo sem restrição alguma existente nesta orquestra.
Qualquer músico que tenha tocado com a Orquestra do Algarve sabe como esta orquestra, que é administrada por um vendedor de piscinas, é tratada.
Apesar do tempo que temos nesta região, não é seguramente um paraíso.

Esperamos que os frutos deste processo possam trazer um ambiente de trabalho que elevará o nome e reputação desta orquestra a nível nacional e internacional.
Desde que iniciámos o processo em Julho deste ano, que a administração trabalha desesperadamente para nos intimidar. A semana passada, 31 de Julho, deram-nos um ultimato: Ou desistíamos do processo ou não iríamos ter trabalho em Setembro. Nós não desistimos.
Nós iremos estar presentes no dia 1 de Setembro e iremos fazer tudo para proteger os nossos empregos e para isso precisamos da vossa ajuda.

Se a administração da OA vos chamar para reforçarem a orquestra, ou se ouvirem que abriu um lugar na OA, por favor recusem até que esta luta esteja terminada.


A aceitação de qualquer trabalho servirá única e exclusivamente para complicar a nossa luta. Ajudem-nos a melhorar as condições de trabalho da OA. Ajudem-nos a fazer desta orquestra algo que todas as pessoas se possam orgulhar.

Novamente, pedimos a vossa solidariedade nestes momentos tão difíceis.
Por Favor, passem esta mensagem a todos os vossos amigos e músicos que conheçam.
Obrigado por tudo,
O comité de músicos da OA

Aqui fica a divulgação do apelo na esperança de que haja solidariedade para com quem LUTA!



6 de agosto de 2008

Porque não foram julgados os mentores?

Um amigo fez-me chegar recordações de um dos mais sanguinários golpes de estado praticados nos nossos tempos. Aqui festejávamos a chegada da Liberdade, lá abatia-se a repressão comandada por peritos norte-americanos.
Em Haia julgam-se todos os ditadores e tiranos menos os que tiveram a sorte de nascer na "dita democracia yankee"


4 de agosto de 2008

Ataques à saúde e à justiça dos portugueses

Ouvi agora mesmo na rádio:

Aumento das custas na justiça a partir de Setembro vão impedir cada vez mais o cidadão comum de se defender!
Aumento de preço dos medicamentos de marca como reacção da IMF(*) à baixa dos medicamentos genéricos!

(*) IMF - Indústria Mafiosa Farmacêutica