24 de janeiro de 2019

Estava em falta!...


Quando no início de 2016 comecei a sentir mais conforto e paz de espírito prometi a mim próprio, e terei confidenciado a poucas pessoas, que escreveria umas linhas de agradecimento a muitas pessoas que foram importantes para a minha recuperação de um carcinoma na próstata que inesperadamente me “apanhou” nesta fase da vida.
Estou em falta há cerca de 3 anos mas depois de me encher de coragem e me começar a organizar aqui está: Como se diz na reinação “O prumutido é duvido”
A minha mulher ajudou muito como memória porque se não fosse ela a maior parte dos nomes daquelas e daqueles que me ajudaram no IPO teriam ficado para sempre esquecidos. Afinal lá estavam eles todos num “carnet” onde ela regista tudo e mais alguma coisa.
No dia 3 de Dezembro de 2015 pelas 9 da manhã entrei na UCA/Braquiterapia depois de ter sido “escoltado” por 3 senhoras enfermeiras que me levaram numa cama rolante de um dos quartos de internamento, onde tinha entrado no dia anterior às 16 horas e pernoitado (e ó que noite!)*. A “excursão” pelas “catacumbas” do IPO, como referia uma das bem dispostas senhoras, parecia fazer parte de uma encenação, mas não. A “cama rolante”(*1) teve de fazer um percurso que incluiu descidas de elevador, passagens subterrâneas para finalmente “aterrar” na UCA depois de nova descida por outro elevador.
Ia ser submetido a uma braquiterapia de alta taxa que a Dra. Maria Fortunato me tinha recomendado para evitar muitas sessões de radioterapia. Das 36 que eram necessárias apenas tive que fazer 13 graças a este tratamento. Recordo como se fosse hoje, quando ela me perguntou se eu aderia ao tratamento ao que respondi: Eu faço o que a Senhora Dra. achar melhor. E assim foi.
Na sala da braquiterapia esperava-me uma equipa que podia ser de futebol porque eram 11 se não me engano: 2 médicas radiologistas, 2 físicos, 2 urologistas, 1 anestesista, 2 enfermeiras e 2 enfermeiros. E lá estive até às 15:30h, hora a que cheguei ao recobro onde matei a fome com a especialidade da cozinha do IPO, segundo o enfermeiro que ma arranjou: Um arroz doce com pudim incluído depois de um cházinho e uma torrada!
Saí no dia seguinte.
De 23 a 31 de Dezembro de 2015, e de de 4 a 13 de Janeiro de 2016 recebi as sessões de radioterapia. Todas as manhãs era recebido com carinho e simpatia por 3 meninas fantásticas que cuidavam para que tudo corresse bem do ponto de vista técnico e humano. As três 5 estrelas!
Muito se passou entretanto e seria fastidioso estar aqui a relatar as dificuldades vividas. Uma coisa foi certa tive um acompanhamento fantástico que me permitiu chegar aos dias de hoje praticamente recuperado.
Não posso deixar de realçar a acção da Dra. Maria Fortunato que nunca deixou de me apoiar e que ainda hoje me segue. Para ela vai o meu primeiro destaque.
Para todas e todos os outros médicos, enfermeiros administrativos e auxiliares o meu reconhecimento pelo grande humanismo que demonstraram ao longo do tempo.
Aqui fica o registo de todos os nomes que recordo:
Radioterapia
Dra. Maria Fortunato
Dra. Cristina Travancinha
Enfermeira Dora
Enfermeira Vânia
Enfermeira Ana

Técnicas Rádio – Carla, Inês e Dina
Auxiliar Sábado
Administrativos – José Luís Alves e Élia Carraca
Urologia
Dr. Jorge Silva
Dr. Eduardo Silva
Enfermeira Cláudia
Psiquiatria
Dr. João Graça
 -----------------------------------------------
(*) Após ingerir uns litros de um líquido muito eficaz fiquei mais limpinho por dentro tipo “OMO lava mais branco”!
(*1) As coisas roladas parecem perseguir-me ou não fosse eu um verdadeiro “Rocker” ☺!


Sem comentários: